Projetos Integradores e seus quatro temas que contribuem com a ampliação da capacidade de inovação dos alunos.

 

Os Projetos Integradores e seus quatro temas integradores.


os Projetos Integradores e seus quatro temas integradores que contribuem com a ampliação da capacidade de inovação dos alunos. Enfatizamos sobre a importância dos Projetos na promoção e desenvolvimento cognitivo e social dos educandos a partir da aprendizagem e da escolha ser totalmente alinhada as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha desse tema se justifica através do período de escolha do livro que será feita nesse mês pelos professores do CEPI através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Várias editoras deixaram os livros na escola, e para que professores façam uma escolha consciente e que realmente atenda as competências gerais da BNCC realizamos esse momento de formação sobre os respectivos assuntos tão importante para o processo de ensino aprendizagem. Distribuímos material impresso definindo o que são Projetos Integradores no PNLD 2021, materiais sobre os temas integradores, dos quais destacam-se: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Protagonismo Juvenil, Midiaeducação e Mediação de Conflitos e sobre as competências gerais da BNCC, também assistimos o vídeo: 

As 10 competências gerais da BNC e como integrá-las ao currículo: https://www.youtube.com/watch?v=PypjkPbX7qM


As 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):




Todo nosso trabalho teve como objetivo primordial nortear os professores na seleção instruída do livro Projetos Integradores, para que suas escolhas sejam voltadas para as aprendizagens que os alunos devem adquirir ao longo da sua permanência nesse centro de ensino de período integral.



Material para aprofundamento: Vídeo: As Competências Gerais da BNCC

https://www.youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk



TEMAS INTEGRADORES:





a o que são Projetos Integradores e sua importância no PNLD 2021:

Os Projetos Integradores são livros, organizados em volumes únicos, que contemplam uma dimensão integrada das áreas do conhecimento, trazendo uma nova proposta de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo firmar o processo de aprendizagem dos alunos, contribuindo para a contextualização dos conteúdos do currículo, estimulando a criatividade e o interesse dele através da interdisciplinaridade. Cada livro traz seis projetos, que devem, obrigatoriamente, contemplar quatro temas integradores: (STEAM, Protagonismo Juvenil, Mídiaeducação e Mediação de conflitos) em todas as áreas do conhecimento. Os Projetos Integradores devem estimular o empreendedorismo, trabalhando dentro de temas que contribuem com a ampliação da capacidade de inovação dos alunos.

 

De acordo com o documento, as obras devem possibilitar o desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC em seis projetos por área do conhecimento.

            O objetivo é tornar a aprendizagem dos alunos mais concreta ao explicitar a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento, a partir de temas integradores.

            Vale ainda destacar que, em consonância com a BNCC, os projetos integradores devem apresentar temas contemporâneos e atividades que contribuem para a educação socioemocional, que diz respeito às aptidões não cognitivas, relacionadas ao gerenciamento das emoções, seja no âmbito pessoal ou social.

            Assim, considerando a aplicação de todos esses aspectos, as obras didáticas de Projetos Integradores funcionam como uma forma de promover a implementação da BNCC nas instituições de ensino públicas brasileiras, a fim de garantir a formação integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI.


O projeto integrador substitui o livro didático disciplinar?

Não. O Projeto Integrador é complementar ao livro didático disciplinar. Por se tratar de uma obra didática interdisciplinar que estimula a criatividade a partir de projetos, deve ser trabalhada em paralelo à obra principal.



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