O FEEDBACK COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO!!!!

 

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO Á DISTANCIA 💬😍

Qual é o significado da palavra feedback? 

Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário.


Em todos os aspectos da atividade humana, em todos os momentos em que há comunicação, é necessário que haja um feedback entre o emissor e o receptor da informação , seja para confirmar o que foi emitido, seja para orientar novas práticas ou para corrigir o que já foi dito ou executado. Observa-se, entretanto, que o feedback é um importante recurso de comunicação. O feedback é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, e devemos sempre estimular e fomentar o aprofundamento das possibilidades de acompanhamento, orientação e correção ofertados por esta importante ferramenta pedagógica.

Variadas pesquisas abordam a utilização do feedback como ferramenta avaliativa e motivadora no processo de ensino e aprendizagem no ensino à distância. Objetiva-se contribuir para que professores adotem mecanismos de feedback, através das sugestões práticas para que esses agentes estejam mais bem preparados para utilizar esta ferramenta pedagógica de forma corretiva, motivadora e eficaz no processo de ensino e de aprendizagem na educação a distância. 



Em uma abordagem sobre o assunto:


Paiva (2003) descreve que em nos ambientes educacionais presenciais os alunos observam a atuação do professor e percebem seus movimentos, tais como, expressões faciais, gestos, acenos com a cabeça etc. No entanto, segundo o mesmo autor, em ambientes de ensino virtuais percebe-se que muito frequentemente os alunos sentem-se isolados, desatendidos, desmotivados e podem com isso acabar abandonando a escola. Pode-se afirmar, portanto, que em nenhum outro contexto o feedback é mais ansiosamente aguardado quanto no ensino a distância.


Kasprzak (2005) afirma que o feedback é um recurso fundamental na modalidade educacional on-line, pois ele torna o professor mais presente e contribui para a motivação do aluno, amparando-o em seus questionamentos, superando o isolamento e direcionando o seu caminhar.

Vrasidas e McIsaac (1999) afirmam que o feedback é um importante recurso que influencia diretamente a qualidade e a intensidade da interação entres os agentes educacionais participantes de cursos on-line. Os autores realizaram pesquisas que investigaram a interação em cursos on-line e concluíram que:


a) os alunos valorizavam o feedback individualizado oferecido tanto pelo professor quanto pelos seus pares;

b) a falta de feedback imediato pode prejudicar a dinâmica da participação dos alunos e gerar desmotivação;

c) enquanto os alunos não recebiam feedback, os mesmos se abstinham em prosseguir postando e contribuindo para com o tema proposto;

d) é essencial oferecer feedback para que os alunos se sintam assistidos e para motivar a interação entre os alunos.


Segundo White (2003), o feedback é muito valorizado pelo aluno de ensino a distância e é o alicerce do diálogo entre o professor e o aprendiz, provocando motivação, encorajamento e suporte para a realização das tarefas.


De acordo com Cardoso (2011), o conteúdo do feedback em aulas on-line difere quanto aos tipos de informação/objetivos e ao nível de complexidade. Quanto aos tipos de informação/objetivos, a autora afirma que o feedback pode ser de reconhecimento, motivacional/interacional, tecnológico ou informativo/avaliativo.


Segundo Kielty (2004), o feedback de reconhecimento é aquele em que o professor confirma ao aluno a ocorrência de um evento. Ou seja, o professor retorna ao aluno para confirmar o recebimento de uma tarefa, por exemplo.


Paiva (2003) descreve o feedback motivacional/interacional como aquele relacionado às emoções, em que o professor interage com o aluno procurando motivá-lo, evitando que ele se sinta isolado e, consequentemente, desista de estudar. Ainda segundo Paiva (2003), “este tipo de feedback é muito importante, visto que a aprendizagem se realiza por meio de interações sociais entre alunos e professores”.






Comentários

  1. Bom dia... O feedback é fundamental, e com ele é possível ter um canal de ligação aberto com o educando ou com quem recebe, e quebra um pouco da distância. E o aluno se sente importante no processo educativo sabendo que tem alguém acompanhando ele na aquisição de aprendizagem. Jucilana

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... feedback é essencial em todos os segmentos de nossas vidas. E quando se trata da vida escolar se torna uma ferramenta importante na construção do conhecimento e também motivação.

    ResponderExcluir
  3. É importante para manter o aluno conectado com o professor, sabendo a importância que ele tem nessa linha de estudos.

    ResponderExcluir
  4. O Feedback pode ser uma excelente ferramenta para diminuir as distâncias no processo de ensino aprendizagem, onde o aluno pode ter uma dimensão de como sua postura e participação no processo pode estar sendo notada pelo professor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Realmente o feedback se faz necessário para que os estudantes entendam o que precisam melhorar, ressaltando seus pontos positivos é uma poderosa ferramenta de aprendizagem e na prática posso afirmar que os alunos ficam extremamente felizes quando recebe essa devolutiva e em muitos casos tem gerado motivação para a mudança!
    Professora Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Realmente o feedback é importante comecei a fazer com meus alunos nas aulas acompanhando eles e percebi que muitos já me deram a devolutiva de imediato hoje mesmo já tive um da aula de eletiva eles ainda relutam em colocar no grupo mais no privado estou tendo retorno muitos me agradecem e dizem que vão melhorar sinto que estou tendo retorno bom. E a motivação deles é outra alguns até estão participando mais nos grupos. E aqueles que já são bons alunos se sentem mais motivados e os outros estão melhorando uma hora chegamos lá!! E conseguimos alcançar nosso objetivo!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tema importante , o feedback é um momento reflexivo construtivo, a partir dele o aluno desenvolverá uma conscientização valiosa do que é positivo e quais são os pontos de melhoria, contribuindo muito para o processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. O feedback é um recurso importante nas aulas on-line porque influencia diretamente na qualidade da interação entre professores e alunos. Os alunos valorizam o feedback individualizado. É essencial oferecer feedback para que os alunos se sintam motivados, encorajados para a realização de tarefas.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    O feedback é muito importante, pois os alunos sentem-se valorizados e tem a certeza que o professor está ali atento com suas devolutivas. É importante salientar que é um momento em que o professor está orientando e apontando os pontos a melhorar e também elogiar tudo que o aluno tem realizado nas diferentes formas de avaliar.

    ResponderExcluir
  10. A interação professorxaluno e o principal alicerce na concretização da aprendizagem, por isso o feedback continuo incentiva e engaja os alunos durante as aulas, mesmo a distancia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do Alinhamento Construtivo no Planejamento Pedagógico.

Projetos Integradores e seus quatro temas que contribuem com a ampliação da capacidade de inovação dos alunos.